top of page

André Keusseyan

.

8 de mar. de 2024

Mangakás e fãs se despendem de Akira Toriyama

Artistas como Oda (One Piece) e Kishimoto (Naruto) prestaram homenagens ao eterno mestre

vitrine_harrison_ford_nao_planeja_se_aposentar_nerdbunker__20360lz-1210x544.webp

Nesta sexta-feira (08), foi anunciado o falecimento de Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, ente outras grandes obras.


No ano em que Dragon Ball completa quatro décadas, mangakás, e fãs ao redor do mundo, prestaram homenagens ao eterno mestre. Confira abaixo algumas mensagens publicadas por seus colegas do mercado de mangás, como Eiichiro Oda (One Piece) e Masashi Kishimoto (Naruto):



Eiichiro Oda (One Piece)
"É muito cedo. O vazio é muito grande. A ideia de nunca mais ver você me enche de tristeza. Te admiro muito desde criança, e até me lembro do dia em que me chamou pelo nome pela primeira vez. Também sinto saudade do dia em que me diverti muito com o Sr. Kishimoto [autor de Naruto] no caminho para casa, e ele usou a palavra “amigo” para nós. Também me lembro da última conversa que tivemos.Toriyama é uma das pessoas que pegou o bastão da época em que ler mangá ‘deixaria você idiota’ e criou uma era naqual adultos e jovens leem e gostam de mangás. Ele nos mostrou o sonho de que mangás podem fazer coisas assim, e que podemos levar isso ao mundo. Ele me deu isso. Foi como assistir a um herói avançando. A empolgação e o entusiasmo de quando ele passou a serializar Dragon Ball provavelmente estão enraizados na infância não apenas de artistas de mangá, mas também de criadores em todos os setores. Essa obra é uma grande árvore.Assim como os mangakás da minha geração, que estiveram no mesmo palco, quanto mais me aproximava das obras de Toriyama, mais percebia que elas tinham uma presença enorme, quase assustadora. Mas estou muito feliz em ver o homem tranquilo novamente. Porque amamos o Toriyama-sensei em um nível sanguíneo. Gostaria de expressar o meu respeito e gratidão ao mundo de criatividade deixado pelo Professor Toriyama e rezar pelo seu repouso em paz.Espero que o céu seja um mundo agradável tal como você o imaginou."


Masashi Kishimoto (Naruto)
"Para ser sincero, não sei o que escrever ou como escrever sobre isso, de forma tão repentina. Porém, por enquanto, gostaria de compartilhar meus pensamentos e sentimentos sobre o Toriyama-sensei. Algo que gostaria que ele tivesse me perguntado em algum dia. Cresci lendo Dr. Slump nas séries iniciais do ensino fundamental e Dragon Ball nas séries superiores. Era natural para mim ter os mangás criados por ele ao meu lado, como parte da vida cotidiana. Mesmo se eu tivesse passado por uma experiência ruim, assistir a Dragon Ball toda semana me fazia esquecer. Era um alívio para mim, um garoto do campo que não tinha nada. Porque Dragon Ball era muito divertido! Aconteceu quando eu era estudante universitário. De repente, o Dragon Ball que fazia parte da minha vida há tantos anos acabou. Senti uma sensação imensa de perda e não sabia o que esperar. Mas, ao mesmo tempo, foi também uma oportunidade para entender verdadeiramente a grandeza do professor que criou Dragon Ball. Também quero criar trabalhos como os seus! Quero ser como meu professor! Conforme segui os passos do Sr. Toriyama, e aspirava a me tornar um artista de mangás, o sentimento de perda começou a desaparecer. Porque fazer quadrinhos era divertido. Consegui encontrar uma nova diversão seguindo meu professor. Ele sempre foi meu guia, admirava isso. Peço desculpa pela inconveniência, mas gostaria de expressar minha gratidão ao professor. Para mim, ele era o Deus da salvação e Deus dos mangás. Quando nos conhecemos pela primeira vez, eu estava tão nervoso que não consegui dizer uma palavra. Porém, depois de encontrá-lo diversas vezes, no comitê de seleção do Prêmio Tezuka, conseguimos conversar. Como filhos de Dragon Ball, eu e o Sr. Oda [autor de One Piece] voltamos a ser crianças. E quando conversamos empolgadamente sobre o quanto Dragon Ball era divertido, como se estivéssemos competindo, me esqueci de como ele parecia um pouco envergonhado ao sorrir para mim. Eu não consigo. Acabo de receber a notícia da morte do meu professor. Senti uma sensação de perda ainda maior do que quando Dragon Ball terminou… Ainda não sei como lidar com esse buraco no meu coração. Agora, não consigo nem ler meu Dragon Ball favorito. Não sinto que consegui escrever corretamente o que gostaria de dizer ao meu professor. Todos ao redor do mundo ainda estavam ansiosos para verem seus trabalhos. Ah, se um desejo de Dragon Ball realmente se tornasse realidade... Me desculpe, talvez isso seja egoísta da minha parte. Mas é triste, professor. Obrigado, Akira Toriyama-sensei, por todos os trabalhos divertidos que você realizou nos últimos 45 anos. E muito obrigado pelo trabalho duro. Temos certeza de que os demais familiares ainda estão profundamente feridos. Por favor, cuidem-se. Rezo para que o Sr. Akira Toriyama descanse em paz."


Yusuke Murata (ilustrador de One Punch Man)
"Havia muitas coisas que eu só poderia receber do Sr. Toriyama. Rezo humildemente para que sua alma descanse em paz."


Takehiko Inoue (Slam Dunk, Vagabond)
"Eu simplesmente não consigo acreditar. Obrigado, Toriyama-sensei."


Toyotaro (co-autor de Dragon Ball Super)
"Comecei a desenhar mangás porque queria ser elogiado pelo Toriyama-sensei. Isso era tudo pra mim."


Yuji Horii (Dragon Quest)
"Ainda estou em um estado de descrença diante da notícia sobre o falecimento repentino de Akira Toriyama. Eu o conhecia desde que era um autor da Shonen Jump e, por recomendação do meu editor, Torishima-san, pedi que ele desenhasse algo para Dragon Quest quando o jogo fosse lançado. Mais de 37 anos depois, Toriyama criou inúmeros designs fascinantes e visuais monstruosos para personagens do nosso jogo. A história de Dragon Quest está cheia do que o Sr. Toriyama trouxe à vida. O Sr. Toriyama e o [também falecido] Sr. Sugiyama [compositor de Dragon Quest] eram amigos meus de longa data que contribuíram com Dragon Quest. Não consigo acreditar que ele se foi...Estou sem palavras...Realmente sinto muito, muito mesmo."


Christopher Sabat (Voz do Vegeta em inglês)
Te vejo no Outro Mundo, lenda. [referenciando o local de vida após a morte no universo de Dragon Ball]


De acordo com o comunicado divulgado pelo Bird Studio, fundado por Toriyama, o mangaká faleceu no dia 1º de março, aos 68 anos, devido a um hematoma subdural.




Aproveite e siga o 5ª Série Quântica no Instagram.

Fale conosco

Obrigado pelo contato

© 2023 - 5ª Série Quântica

bottom of page